Sobre as Diretrizes

As Diretrizes foram pensadas para orientar o trabalho e propor reflexões sobre o sentido público das ações de advocacy realizadas ou financiadas por investidores sociais privados. É uma iniciativa que está ancorada na missão do GIFE de apoiar os investidores sociais na qualificação de suas ações e vem na sequência da elaboração do Painel GIFE de Transparência e dos Indicadores GIFE de Governança. Integra, assim, esse conjunto de plataformas focadas em oferecer orientações e boas práticas relacionadas ao interesse público do investimento social.

Para a elaboração das Diretrizes foi realizado um processo de escuta com diversos atores relevantes do campo, assim como uma ampla revisão da literatura. Buscou-se identificar os princípios e valores que devem nortear o trabalho de incidência pública, seus desdobramentos na prática das organizações, assim como elaborar perguntas que contribuíssem para um processo de auto-reflexão dos investidores sociais. A seleção e organização da informação foi feita de forma a destacar o que emergiu como essencial, e busca apontar referências que sejam úteis e provoquem a reflexão de um campo bastante heterogêneo, considerando que os investidores sociais atuam com estratégias e níveis de maturação muito diferentes entre si.

As Diretrizes também foram elaboradas tendo em vista os princípios da administração pública – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência – tendo em vista que no trabalho de incidência frequentemente se está em contato com agentes públicos, que precisam atuar seguindo esses princípios. Ainda assim, as diretrizes não se limitam das exigências legais vigentes.

Espera-se que as reflexões propostas, assim como a plataforma, apoiem os investidores sociais na elaboração de suas políticas de advocacy (ou inclusão das questões apontadas nas políticas organizacionais já existentes). Para os investidores sociais que financiam o trabalho de incidência, nosso desejo é que as Diretrizes sejam úteis para refletir sobre a atuação das organizações financiadas e apoiá-las no aprimoramento de suas ações de incidência pública

O sentido público das ações de advocacy

As Diretrizes de Advocacy foram pensadas para garantir o sentido público das ações de incidência, e trazem princípios essenciais para atores privados que atuam na construção do bem comum. São reflexões norteadoras sobre como o trabalho de advocacy deve ser conduzido, considerando a importância de se assegurar a integridade nos processos e a legitimidade dos atores.

As Diretrizes não são um manual ou guia focado em melhorar os resultados das ações de incidência, dado que já existem diversas publicações e manuais sobre o assunto. Todo o conteúdo incluído nas Diretrizes está pautado, dessa forma, pela lógica do que é relevante diante do foco no interesse público da atuação. Alguns aspectos abordados estão presentes nos manuais de como fazer advocacy. No entanto, a escolha de incluí-los nas diretrizes se dá porque revelam e ressaltam pontos essenciais para uma prática de advocacy responsável e comprometida com o interesse público. Ainda assim, o GIFE considera que as Diretrizes aqui apresentadas são fundamentais para que as iniciativas sejam mais consistentes, robustas e articuladas. Nesse sentido, também contribuem para a efetividade das ações de advocacy.

Quer conhecer os manuais e guias existentes? Acesse aqui

Advocacy em contexto

É necessário reconhecer que o contexto influencia a construção das Diretrizes, na medida em que a prática de advocacy está visceralmente ligada ao momento histórico em que se realiza e opera tanto nas esferas de poder institucional quanto nas ruas e nas redes.

Por isso o GIFE considera que essas Diretrizes são um documento vivo e que podem e devem ser revistas e atualizadas ao longo do tempo.

Processo de construção da plataforma