Compromisso com uma atuação embasada e consistente

Atuar de maneira embasada significa fazer um bom diagnóstico em relação às causas do problema que se quer resolver, mas também manter, ao longo de todo o processo de advocacy, um compromisso com as evidências, com o impacto das medidas propostas e com as pessoas envolvidas. [...]

A realização de um diagnóstico passa por uma análise aprofundada das causas do problema escolhido, a identificação das formas de resolvê-lo ou mitigá-lo, o levantamento dos caminhos possíveis para efetivar as mudanças essenciais, o mapeamento das forças, atores e instituições que podem contribuir (ou gerar entraves) no processo, entre outros. Para além de opiniões, fazer diagnóstico significa olhar para os fatos, entender os números, levantar dados, fazer pesquisas. É também escutar diversos atores, conhecer o que já foi produzido e buscar compreender as diferentes visões sobre o tema em questão. Em síntese, significa buscar aproximar-se da realidade e conhecê-la de maneira honesta.

Trata sim de uma etapa necessária para que se possa propor soluções e caminhos de atuação capazes de efetivamente gerar mudanças, mas é também um compromisso com a realidade, com os dados e evidências.

Atuar sem embasamento, para além de pouco efetivo, pode gerar consequências negativas às agendas públicas, como: (i) a proposição de ações, leis, políticas incapazes de resolver o problema mapeado; (ii) o mau uso do tempo de interlocutores importantes, o que se revela especialmente danoso no caso de atores do poder público (que são pagos com recursos públicos para atuar pelo bem comum); e (iii) a desinformação e confusão em relação aos problemas socioambientais e as formas de resolvê-los.

Vale especial atenção para as ações de comunicação, que devem ser feitas de maneira responsável, evitando o compartilhamento de informações e mensagens sem checagem e a utilização de dados, número e frases fora de contexto.

[^]

 

Embasamento

O que é importante:

Realizar um diagnóstico amplo baseado em evidências

O que isso significa na prática:

Buscar conhecer as causas do problema que se quer atacar nas ações de advocacy por meio de dados, números, pesquisas, avaliações

Perguntas de apoio:

A sua organização busca conhecer as causas do problema que é objeto da sua ação de advocacy?

Para tanto, você ou sua organização buscam dados e pesquisas que possam efetivamente ajudar a compreender a realidade com a qual trabalham?

A organização que você financia busca conhecer as causas do problema que é objeto da sua ação de advocacy?

Para tanto, você ou sua organização buscam dados e pesquisas que possam efetivamente ajudar a compreender a realidade com a qual trabalham?

Escuta de atores-chave

O que é importante:

Escutar atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo.

O que isso significa na prática:

Buscar conhecer diferentes visões e percepções sobre os impactos positivos e negativos das ações de advocacy propostas ou financiadas

Perguntas de apoio:

A sua organização realiza um processo de escuta com diferentes atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo. capaz de evidenciar as diferentes perspectivas e impactos das ações de advocacy que são empreendidas?

A organização que você financia realiza um processo de escuta com diferentes atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo. capaz de evidenciar as diferentes perspectivas e impactos das ações de advocacy que são empreendidas?

Você pode também se interessar por:

Comunicação responsável

O que é importante:

Pautar as ações de comunicação no âmbito da sua estratégia de advocacy em fatos e dados de modo a garantir o correto entendimento em relação ao que está sendo disseminado

O que isso significa na prática:

Não divulgar informações falsas, distorcidas ou descontextualizadas sobre quaisquer políticas públicas, pessoas ou organizações

Perguntas de apoio:

A sua organização checa ativamente a veracidade e confiabilidade das informações que divulga ou utiliza?

A divulgação dessas informações é feita de modo a garantir a sua correta interpretação?

A organização que você financia checa ativamente a veracidade e confiabilidade das informações que divulga ou utiliza?

A divulgação dessas informações é feita de modo a garantir a sua correta interpretação?

Você pode também se interessar por:

Conheça outros pricípios