Diálogo e cooperação
Some-se a isso o fato de que o diálogo, além de permitir o reconhecimento de perspectivas diversas sobre um determinado problema, reforça valores como a cooperação, a escuta e o respeito mútuo, e fortalece a democracia. Em contextos de polarização é ainda mais relevante exercitar o respeito à divergência e trabalhar pela manutenção de espaços nos quais diferentes atores possam apresentar suas proposições, de maneira respeitosa.
Não se trata, assim, apenas do exercício de mapear atores-chave, como comumente se faz nas etapas de diagnóstico de um problema ou causa, mas sim de um princípio que deve nortear toda a atuação da organização no trabalho de advocacy.
[^]
Conexão com potenciais aliados
O que é importante:
Mapear e manter diálogo constante com os atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo. que estão alinhados com a causa e proposta de suas ações de advocacy
O que isso significa na prática:
Reconhecer o acúmulo de conhecimento e experiência que já existe no campo e dialogar ativamente para buscar sinergias e complementariedades
Perguntas de apoio:
A sua organização mapeia as organizações, coletivos e movimentos que atuam na mesma causa, território ou perfil de público de interesse de sua ação de advocacy?
A sua organização dialoga com elas para buscar aprendizados e sinergias tanto em relação aos objetivos quanto em relação às estratégias que cada uma adota?
A organização que você financia mapeia as organizações, coletivos e movimentos que atuam na mesma causa, território ou perfil de público de interesse de sua ação de advocacy?
A organização que você financia dialoga com elas para buscar aprendizados e sinergias tanto em relação aos objetivos quanto em relação às estratégias que cada uma adota?
Você pode também se interessar por:
Respeito à divergência
O que é importante:
Valorizar a pluralidade de ideias e visões nas ações de advocacy
O que isso significa na prática:
Respeitar a presença de pessoas e organizações que tem posições divergentes, não depreciando nem impedindo a atuação de atores cuja agenda possa ser contrária à sua.
Perguntas de apoio:
A sua organização atua de modo a não interditar a participação ou a atuação de quem tem posições contrárias à sua?
A organização que você financia atua de modo a não interditar a participação ou a atuação de quem tem posições contrárias à sua?