Ética e integridade
Quando da realização do trabalho de advocacy por investidores sociais, identificam-se algumas práticas que devem ser observadas mais atentamente para evitar situações que, muito embora não sejam consideradas ilegais, podem conflitar com o interesse público e a construção do bem comum.
Nesse mesmo sentido, também é importante que algumas situações sejam previamente reguladas pelos investidores sociais que fazem ou financiam o trabalho de advocacy, de modo a dar clareza para seus funcionários, colaboradores e assessores (internos e externos) sobre as práticas e condutas que podem ou não ser adotadas, especialmente na relação com atores do poder público.
[^]
Objetivos e interesses explicitados
O que é importante:
Não ocultar ou dissimular seus reais interesses ou a identidade dos beneficiários dos atos praticados.
O que isso significa na prática:
Deixar claro nas interlocuções com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo., sempre que for necessário, quais os objetivos, interesses e beneficiários das ações de advocacy que estão sendo empreendidas ou financiadas
Perguntas de apoio:
A sua interlocução com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo. é feita de maneira clara, deixando evidentes os objetivos, interesses e beneficiários das ações, leis ou políticas que estão sendo sugeridas?
A interlocução da organização que você financia com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo. é feita de maneira clara, deixando evidentes os objetivos, interesses e beneficiários das ações, leis ou políticas que estão sendo sugeridas?
Você pode também se interessar por:
Conflito de interesses (nível organizacional)
O que é importante:
Garantir que os objetivos (privados) de quem mantém ou financia a sua organização não se sobreponham ao interesse público (defendido pela sua organização) nas ações de advocacy
O que isso significa na prática:
Identificar as situações que caracterizam a existência de conflitos de interesse e estabelecer os mecanismos para lidar com as situações em questão, definindo procedimentos específicos. Quanto mais transparente a organização for em relação a esses casos melhor
Perguntas de apoio:
A sua organização mapeia e publiciza as situações que podem gerar possíveis conflitos de interesse entre seus mantenedores/ financiadores e sua atuação em advocacy?
São estabelecidas políticas para lidar com esses casos?
A organização que você financia mapeia e publiciza as situações que podem gerar possíveis conflitos de interesse entre seus mantenedores/ financiadores e sua atuação em advocacy?
São estabelecidas políticas para lidar com esses casos?
Você pode também se interessar por:
Conflito de interesses (nível pessoal)
O que é importante:
Evitar situações em que os funcionários possam se beneficiar pessoalmente do resultado das ações de advocacy
O que isso significa na prática:
Identificar situações em que os funcionários possam se beneficiar pessoalmente das ações de advocacy e estabelecer os mecanismos para lidar com as situações em questão, definindo procedimentos específicos.
Perguntas de apoio:
A sua organização mapeia as situações que podem gerar possíveis conflitos de interesse entre seus funcionários ou colaboradores e os resultados das ações de advocacy?
São estabelecidas políticas para lidar com esses casos?
A organização que você financia mapeia as situações que podem gerar possíveis conflitos de interesse entre seus funcionários ou colaboradores e os resultados das ações de advocacy?
São estabelecidas políticas para lidar com esses casos?
Recebimento e oferecimento de vantagens
O que é importante:
Ter claras as condutas que podem ou não ser adotadas na relação com agentes do poder público (principalmente) no âmbito das ações de advocacy
O que isso significa na prática:
Estabelecer regras para o recebimento e oferecimento de vantagens (como presentes, viagens, formações etc.).
Perguntas de apoio:
São estabelecidas as condutas que devem e/ ou as que não devem ser adotadas, pela sua organização e pelos seus funcionários, colaboradores ou assessores (internos ou externos), na relação com agentes do poder público?
A organização que você financia estabelece as condutas que devem e/ ou as que não devem ser adotadas pelos seus funcionários, colaboradores ou assessores (internos ou externos) na relação com agentes do poder público?
Você pode também se interessar por:
Representação direta
O que é importante:
Não ocultar ou dissimular sua identidade em contatos com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo. nas ações de advocacy
O que isso significa na prática:
Se identificar pelo nome e organização em todos os contatos com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo.
Perguntas de apoio:
Como se apresentam os seus funcionários, colaboradores ou assessores (internos ou externos) na interlocução com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo.?
Como se apresentam os funcionários, colaboradores ou assessores (internos ou externos) da organização que você financia na interlocução com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo.?