Ética e integridade

Atuar de maneira ética significa agir de uma maneira considerada correta, adequada, de acordo com determinados valores estabelecidos por uma sociedade. É também uma forma de auto regulação, na medida em que se espera um comportamento que vai além daquele exigido pela lei, mas que é visto como relevante ou essencial para a convivência entre pares, para a construção da reputação e mesmo para a validação dos resultados alcançados. [...]

Quando da realização do trabalho de advocacy por investidores sociais, identificam-se algumas práticas que devem ser observadas mais atentamente para evitar situações que, muito embora não sejam consideradas ilegais, podem conflitar com o interesse público e a construção do bem comum.

Nesse mesmo sentido, também é importante que algumas situações sejam previamente reguladas pelos investidores sociais que fazem ou financiam o trabalho de advocacy, de modo a dar clareza para seus funcionários, colaboradores e assessores (internos e externos) sobre as práticas e condutas que podem ou não ser adotadas, especialmente na relação com atores do poder público.

[^]

 

Objetivos e interesses explicitados

O que é importante:

Não ocultar ou dissimular seus reais interesses ou a identidade dos beneficiários dos atos praticados.

O que isso significa na prática:

Deixar claro nas interlocuções com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo., sempre que for necessário, quais os objetivos, interesses e beneficiários das ações de advocacy que estão sendo empreendidas ou financiadas

Perguntas de apoio:

A sua interlocução com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo. é feita de maneira clara, deixando evidentes os objetivos, interesses e beneficiários das ações, leis ou políticas que estão sendo sugeridas?

A interlocução da organização que você financia com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo. é feita de maneira clara, deixando evidentes os objetivos, interesses e beneficiários das ações, leis ou políticas que estão sendo sugeridas?

Você pode também se interessar por:

Conflito de interesses (nível organizacional)

O que é importante:

Garantir que os objetivos (privados) de quem mantém ou financia a sua organização não se sobreponham ao interesse público (defendido pela sua organização) nas ações de advocacy

O que isso significa na prática:

Identificar as situações que caracterizam a existência de conflitos de interesse e estabelecer os mecanismos para lidar com as situações em questão, definindo procedimentos específicos. Quanto mais transparente a organização for em relação a esses casos melhor

Perguntas de apoio:

A sua organização mapeia e publiciza as situações que podem gerar possíveis conflitos de interesse entre seus mantenedores/ financiadores e sua atuação em advocacy?

São estabelecidas políticas para lidar com esses casos?

A organização que você financia mapeia e publiciza as situações que podem gerar possíveis conflitos de interesse entre seus mantenedores/ financiadores e sua atuação em advocacy?

São estabelecidas políticas para lidar com esses casos?

Você pode também se interessar por:

Conflito de interesses (nível pessoal)

O que é importante:

Evitar situações em que os funcionários possam se beneficiar pessoalmente do resultado das ações de advocacy

O que isso significa na prática:

Identificar situações em que os funcionários possam se beneficiar pessoalmente das ações de advocacy e estabelecer os mecanismos para lidar com as situações em questão, definindo procedimentos específicos.

Perguntas de apoio:

A sua organização mapeia as situações que podem gerar possíveis conflitos de interesse entre seus funcionários ou colaboradores e os resultados das ações de advocacy?

São estabelecidas políticas para lidar com esses casos?

A organização que você financia mapeia as situações que podem gerar possíveis conflitos de interesse entre seus funcionários ou colaboradores e os resultados das ações de advocacy?

São estabelecidas políticas para lidar com esses casos?

Recebimento e oferecimento de vantagens

O que é importante:

Ter claras as condutas que podem ou não ser adotadas na relação com agentes do poder público (principalmente) no âmbito das ações de advocacy

O que isso significa na prática:

Estabelecer regras para o recebimento e oferecimento de vantagens (como presentes, viagens, formações etc.).

Perguntas de apoio:

São estabelecidas as condutas que devem e/ ou as que não devem ser adotadas, pela sua organização e pelos seus funcionários, colaboradores ou assessores (internos ou externos), na relação com agentes do poder público?

A organização que você financia estabelece as condutas que devem e/ ou as que não devem ser adotadas pelos seus funcionários, colaboradores ou assessores (internos ou externos) na relação com agentes do poder público?

Você pode também se interessar por:

Representação direta

O que é importante:

Não ocultar ou dissimular sua identidade em contatos com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo. nas ações de advocacy

O que isso significa na prática:

Se identificar pelo nome e organização em todos os contatos com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo.

Perguntas de apoio:

Como se apresentam os seus funcionários, colaboradores ou assessores (internos ou externos) na interlocução com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo.?

Como se apresentam os funcionários, colaboradores ou assessores (internos ou externos) da organização que você financia na interlocução com atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo.?

Você pode também se interessar por:

Conheça outros pricípios