Transparência
Uma das principais peculiaridades do campo das organizações da sociedade civil é o fato de serem organizações de natureza privada que atuam com objetivos, resultados e impacto que devem servir ao interesse público, ao bem comum. Não se trata, portanto, de entes privados atuando em prol de interesses privados. Nesse sentido, fazer advocacy em prol do interesse público significa que os processos importam, e que mais do que alcançar objetivos é necessário alcançá-los com uma atuação que respeite os princípios e valores democráticos.
A transparência portanto, é fundamental para a construção de relações sólidas e de confiança. É também um reflexo da capacidade das organizações de prestarem contas para a sociedade através da disponibilização de informações relevantes para seus principais interlocutores e para o público geral.
Relação entre transparência e segurança
O princípio da transparência dialoga de maneira direta com a necessidade de garantir a segurança das pessoas e das organizações. Em contextos nos quais os debates e discordâncias frequentemente se tornam ataques e agressões, é necessário sopesar a necessidade de ser transparente com a garantia da segurança. Cabe a cada investidor social avaliar, no caso concreto, qual o balanço mais adequado entre os dois
[^]
Tipo de informação
O que é importante:
Analisar quais informações podem e devem ser disponibilizadas sobre a atuação da organização em advocacy
O que isso significa na prática:
Disponibilizar informações sobre o objetivo que se quer alcançar, quem financia as ações de advocacy, quais encontros foram realizados com agentes do poder públicos, entre inúmeras outras, desde que não prejudiquem ou afetem a segurança das pessoas e da organização, ou a própria estratégia de advocacy. Quanto mais transparência melhor.
Perguntas de apoio:
A sua organização realiza o esforço de ser transparente em relação às ações de advocacy empreendidas?
A organização que você financia realiza o esforço de ser transparente em relação às ações de advocacy empreendidas?
Periodicidade
O que é importante:
Refletir sobre a periodicidade da divulgação de informações sobre a atuação em advocacy
O que isso significa na prática:
Publicizar as informações de forma anual, semestral, mensal ou mesmo semanal a depender da relevância da informação e da capacidade da organização de divulgá-las. Quanto mais frequente, maior a transparência.
Perguntas de apoio:
A sua organização publiciza as ações de advocacy realizadas em periodicidade suficiente para permitir que outros atores possam se conectar, contestar ou mesmo propor uma ação conjunta com sua organização?
A organização que você financia publiciza as ações de advocacy realizadas em periodicidade suficiente para permitir que outros atores possam se conectar, contestar ou mesmo propor uma ação conjunta com sua organização?
Meio de divulgação
O que é importante:
Refletir sobre os melhores meios para dar transparência às informações sobre a atuação em advocacy, tendo em vista os diferentes atores-chave?Atores-chave: pessoas físicas (vinculadas ou não a organizações, empresas, governos, etc) envolvidas ou interessadas no tema da sua campanha ou processo de advocacy e que têm interesse e/ou poder em relação ao seu objetivo. com os quais a organização se relaciona
O que isso significa na prática:
Publicizar as informações através de relatório anual, informes, site, redes sociais ou encontros presenciais. Avaliar em cada caso o que é mais efetivo a depender de cada interlocutor.
Perguntas de apoio:
A sua organização utiliza meios adequados para que os públicos relevantes conheçam as ações de advocacy que são empreendidas?
A organização que você financia utiliza meios adequados para que os públicos relevantes conheçam as ações de advocacy que são empreendidas?